CEE da volta às aulas deve retomar visitação às escolas

Foram deliberadas adaptações e inseridas novas questões ao formulário
CEE da volta às aulas deve retomar visitação às escolas

Foi realizada nesta segunda-feira, 24 de maio, reunião da Comissão Especial de Estudos com a finalidade de acompanhar o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino durante a pandemia da Covid-19.

Foi deliberada e aprovada a retomada da visitação de escolas por parte dos parlamentares. Os membros pontuaram adaptações no formulário de visitas, que deve conter a partir de agora questões pertinentes ao AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros nas unidades.

Também serão objetos de questionamento o índice de adesão dos alunos ao ensino remoto no primeiro trimestre do ano, a disponibilização de meios para que os professores ministrem aulas à distância, as alterações no quadro de servidores, a vacinação desses profissionais e dados sobre matrículas e evasão escolar por conta da pandemia.

A vereadora Duda Hidalgo (PT) sugeriu ainda a coleta de dados sobre a dimensão das unidades, para avaliação e possível propulsão de volta gradativa, de acordo com o espaço físico de cada escola.

O Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), como grupo relator da comissão, apresentou extenso relatório parcial dos trabalhos realizados contendo anexos e atas de reuniões, convites e requerimentos feitos, fotos das fiscalizações nas escolas e relatos dos profissionais sobre as condições sanitárias nos espaços escolares.

"Naquele momento ainda faltava o cumprimento de alguns quesitos importantes do protocolo sanitário, referentes às máscaras e aos materiais sanitários de limpeza da escola, além da falta de funcionários, que dificultaria a volta às aulas", disse Judetti.

A comissão pretende convidar nos próximos três encontros professores, médicos da área de Pediatria e o Secretário da Educação, Felipe Elias Miguel. Os membros pretendem ainda realizar audiência pública para ouvir professores, diretores, coordenadores, Associação de Pais e Mestres e comunidade escolar em geral.

Texto: Marco Aurelio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)